Nós estamos na era da informação digital, em que praticamente tudo que é pesquisado e obtido como resultado provém da internet e dos conteúdos disponibilizados pelas pessoas na mesma. Seja para saber mais sobre um produto, encontrar alguma informação relevante e até mesmo estudar, a web é o espaço mais completo e diversificado que existe, proporcionando mais facilidade e agilidade para as pessoas. O infoproduto é um dos maiores exemplos desse assunto.
Se trata de um produto não-tangível, que armazena informações digitais que são disponibilizadas gratuitamente ou de maneira paga para os usuários. Os mesmos pesquisam sobre um assunto variado, e encontram infoprodutos para download de forma rápida e fácil. Tais produtos podem ser encontrados em forma de ebooks, vídeo aulas, apostilas, PDFs, cursos, screencasts, aplicativos, kits etc.
Finalidades
Geralmente esses infoprodutos são voltados para a área da educação, a fim de disponibilizar mais facilmente e de maneira mais em conta, conteúdos de diversas disciplinas para serem estudadas. Muitos cursos online são baseados em materiais de estudo online, a fim de facilitar a vida dos estudantes.
Engana-se quem acha que esses conteúdos só podem ser escritos, longos e de assuntos engessados. Muitos dos conteúdos são voltados a aprendizados dinâmicos, como aulas de violão, de outros instrumentos, como editar vídeos, como fotografar, como adestrar seu cão, como fazer um exercício físico corretamente, receitas etc. Ou seja, os infoprodutos são úteis para pessoas de todas as idades, com os mais variados interesses.
Os formatos existentes
Atualmente, com o aumento cada vez mais crescente de buscas pela internet, diversos modelos de infoprodutos surgiram. Dentre os principais, o e-book é o campeão. Também chamado de livro digital, esses produtos são simples de serem criados pelos autores e escritoras, além de ser facilmente publicável e distribuído para os internautas. Estes por sua vez, também têm acesso fácil e conseguem baixar e-book com bastante agilidade.
Além disso, outra grande vantagem é que o usuário poderá ler o e-book onde estiver, acessando o mesmo em qualquer dispositivo compatível com o arquivo. Uma vez salvo o arquivo em seu celular, tablete ou computador, não é necessário ter acesso à internet para lê-lo, ou seja, é bastante cômodo e fácil ter acesso ao conteúdo.
Os screencasts também são ótimas opções para quem não dispõe de tanto tempo para fazer leituras ou realmente não tem disponibilidade para tal. Estes são vídeos filmados a partir da tela do computador, que geralmente funcionam como tutoriais mais práticos de determinados assuntos, como edição de vídeo, fotos, computação, design, ensinam a mexer em sites, softwares, aplicativos, entre tantas outras finalidades.
Já os audiobooks também atendem ao público que não pode ou não gosta de fazer longas leituras. Estes são livros narrados e compactados, normalmente, em formato MP3. São muito utilizados em aulas online para que o usuário estude o conteúdo no caminho do serviço, por exemplo, ou antes de dormir.
Por fim, vamos citar as videoaulas, que são as queridinhas do público que está estudando. Estas são muito aplicadas na internet, seja para aulas escolares, de universidades, preparações para concursos etc. Geralmente, são mesclados conteúdos falados, escritos e demonstrações práticas para entreter o espectador.