A ideia de criar um produto digital e lançá-lo é tentadora, e muita gente acredita que se trata de uma maneira rápida e simples de lucrar. Embora seja de fato possível, não é tão simples quanto muitos imaginam.
A criação e lançamento de um produto digital conta com alguns passos que devem ser seguidos, do contrário, tal investimento será um fracasso. Aspectos como a definição e estudo do público-alvo e geração de conteúdo é apenas uma parte do que deve ser feito antes.
Não sabe como começar? Nós te ajudamos. Neste artigo, nós listamos 3 passos sobre como criar seu produto digital e lançá-lo. Confira!
1. Conheça seu público-alvo
O primeiro passo a ser dado é conhecer o seu público-alvo, afinal, como você pretende vender se não conhece as pessoas que se interessarão pelo seu produto?
É a partir desta etapa que será possível planejar e desenvolver o produto, adequando seus objetivos, além de estabelecer uma estratégia de venda.
Ao conhecer o seu público, você saberá quais são as suas dores, maneiras de captação, melhores plataformas para alcançá-los e linguagem para se comunicar com eles.
2. Trabalhe sua autoridade por meio de conteúdos
Embora a criação de produtos digitais seja um negócio comum, muitos internautas ainda têm receio de adquiri-los. Quantas vezes você não viu perguntas nas redes sociais ou no próprio Google se “tal produto é confiável”?
Mas então, o que leva uma pessoa a comprar um produto digital? A autoridade da marca. Em meio a grande concorrência, é necessário se destacar para atrair o cliente para o seu produto/negócio, e isso só é possível se você construir a sua autoridade.
A construção da autoridade significa não só mostrar que seu comprometimento, mas mostrar ao público que o negócio realmente entende sobre aquilo que está vendendo – e a maneira de se fazer isso é produzindo conteúdos.
O blog é o melhor canal para isso. Produzir textos sobre assuntos relacionados ao seu produto é uma forma de despertar a atenção do público-alvo, e, de certa forma, atender às suas dores. Quanto mais conteúdo produzido, mais reconhecimento você terá.
Para aumentar a visibilidade destes materiais, é importante compartilhá-los nas mídias sociais. Aproveitando este tópico, destacamos a importância da captura de leads. Para poder lançar seu produto digital, é preciso gerar um número considerável de usuários interessados por ele. Os conteúdos produzidos têm um papel importante nesta etapa.
Além dos artigos para blog e publicações nas mídias sociais, é interessante oferecer para seu público outro material gratuito, como por exemplo, um e-book. Em seu site, disponibilize o download do livro digital. Para baixar, a pessoa interessada deverá preencher o campo com seu e-mail. É a maneira mais eficaz de conseguir o e-mail do usuário.
3. Crie uma oferta irresistível
Quando se fala em “oferta incrível”, não quer dizer que você deve disponibilizar seu produto por um baixo custo. O consumidor considera uma oferta irresistível aquele produto que seja exatamente aquilo que ele procurava há tempos, mas que não achava em outros lugares. E claro, que cumpra com suas expectativas.
Quanto mais diferenciais seu produto oferecer, menores serão as chances de ele ser recusado pelo seu público.
Como lançar meu produto digital?
Após seguir as etapas acima, é chegado o tão esperado momento de lançar seu produto. Aqui, você já terá obtido um número considerável de pessoas interessadas em obter o produto, que estão aguardando as informações sobre como efetuar a compra.
Visto que se trata de um produto digital, nada mais natural do que organizar um evento online, não é mesmo? Tanto a divulgação quanto o próprio lançamento podem ocorrer pelas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
O lançamento pode ser feito por meio de transmissão ao vivo ou pelos stories. Lembre-se que os stories duram apenas 24 horas, portanto, após o lançamento oficial do seu produto digital, faça posts anunciando que a venda já se encontra disponível.
Agora que você já sabe como criar e lançar seu produto digital, não perca mais tempo. Conquiste sua autonomia e garanta uma fonte de renda extra. Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nossas demais publicações.